PREÂMBULO
O Departamento de Estudos Asiáticos é uma subunidade orgânica do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho que tem por missão a criação e transmissão de conhecimento de elevada qualidade no domínio dos Estudos Asiáticos, competindo-lhe a organização de programas e projetos de natureza científico-pedagógica, bem como a gestão de recursos humanos e materiais na prossecução da sua missão. As suas instalações estão localizadas no Campus de Gualtar, em Braga, onde dispõe de infra-estruturas de apoio às atividades pedagógicas e científicas.
Os Estudos Orientais viram o seu primeiro reconhecimento com a criação do Centro de Línguas e Culturas Orientais em 1997. Em 2004 foi criada a Licenciatura em Estudos Orientais, mais tarde reestruturada como Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e, mais recentemente, foi criado o Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial. Perante este inegável crescimento, aquando da revisão dos Estatutos do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no âmbito do processo de conformação com os novos Estatutos da Universidade do Minho, face ao enquadramento jurídico para as Instituições de Ensino Superior, definido pela Lei nº 62/2017, de 10 de setembro, foi aprovada a criação do Departamento de Estudos Asiáticos, consagrada no art.º43º dos Estatutos do ILCH, publicados no Diário da República, 2ª série, nº 122, de 26 de junho de 2009.
O presente regulamento foi elaborado nos termos do artigo 30º dos Estatutos do Instituto de Letras e Ciências Humanas, e da alínea l) do artigo 95º dos Estatutos da Universidade do Minho, publicados no Diário da República, 2ª série, nº 228, de 28 de novembro de 2016.